Projetos com o livro "A Minha Festa!"
1-Criando personagens
Que tal sugerir para seus alunos criarem seus próprios convidados para a festa depois de ler a história?
Você pode oferecer formas geométricas previamente recortadas em papel colorido para que os alunos desenvolvam o rosto do seu novo personagem usando lápis de cor ou giz de cera, ou pode fornecer papel colorido, tesoura e cola para todos e deixar que usem a imaginação através da colagem.
2-Autorretrato
Depois de ler a história com as crianças explique o que é um autorretrato, mostrando a página do autor no final do livro. Depois, proponha que cada um faça seu próprio retrato. Você pode levar um espelho e passar de mão em mão para ajudá-los na hora que estiverem criando e depois conversar sobre conhecer a si mesmos, sobre conhecer o outro e sobre como nossas diferenças nos foram dadas para que possamos nos complementar e não nos separar.
Na hora de mostrar os autorretratos uns para os outros, você pode deixar que cada aluno fale uma qualidade sua para o grupo (se conhecer e ser proativo) e como gosta de ajudar e depois incentivá-los a dizerem que qualidades identificam na vida do amigo (reconhecer o outro e valorizá-lo).
Essa atividade pode ser feita através de desenhos com giz de cera, lápis de cor ou até mesmo com papel, tesoura e cola em forma de colagem!
3-Festa das Formas
Que tal organizar uma festa da sala depois de lerem a história do livro “A minha festa “?
Primeiro, vocês podem fazer uma lista com tudo que os alunos acham que poderia haver em uma festa das formas. Vocês podem fazer enfeites para a festa com as formas geométricas, e até combinar que tipos de comidas servirão. Você pode sugerir que as crianças tragam uma comida representando uma forma geométrica (ex: Círculo: biscoitos, Quadrado: pedacinhos de bolo, triângulo: sanduiche de pão de forma etc.), ou pode fornecer a comida da festa, servindo frutas cortadas nos formatos das diferentes formas geométricas.
Depois, conversar sobre como a reunião de todas as diferentes ideias e pessoas resultou em algo tão legal!
Clique na foto ao lado para baixar uma matriz de convite para ajudar seus alunos a lembrarem de trazer a comidinha para a festa. Você pode baixar o arquivo e fazer quantas cópias quiser.
4-Portifólio
Uma escola em Recife propôs a criação de um “portifólio de autoconhecimento”, no qual as crianças faziam arte inspirada pelo livro para falar sobre suas características individuais. Quando o projeto foi concluído, a escola realizou uma grande Festa das Formas.
5-Teatro
A história do livro: “A minha festa” é perfeita para ser dramatizada. Você pode apresentá-la para as crianças em forma de teatro (convide outros professores para atuarem com você e monte um espetáculo para as crianças) ou você pode pedir que as crianças sejam os atores e apresentem a história para outras turmas da escola ou para seus pais depois de treinarem.
A foto ao lado mostra um cenário feito por uma escola em Moçambique, na África!
6-Decoração Temática
Até crianças muito pequenas podem mergulhar numa história. Uma professora de Vinhedo recortou e montou o dinossauro do livro para seus alunos do Maternal pintarem juntos com tinta. As crianças também fizeram bandeirinhas com as formas geométricas para enfeitar a sala de aula.
7-Exposição de Artes
Após as atividades 1,2 e 8 você pode organizar uma exposição com a arte de seus alunos. Vocês podem convidar os pais de seus alunos ou alunos de outras séries e funcionários da escola para prestigiarem as criações de seus alunos. Durante a mostra de artes, você pode dar a oportunidade para que seus alunos conversem com os convidados compartilhando um pouco das conclusões que chegaram nas rodas de conversas em sala de aula depois da leitura do livro. A exposição acima foi feita na Biblioteca Solidária em São Francisco Xavier-SP.
Clique na foto ao lado para baixar uma matriz de convite para a sua exposição.
8-Colagem Livre
Depois de ler a história você pode perguntar para os alunos sobre qual ilustração eles mais gostaram. Você pode depois dizer que as ilustrações do livro “A minha festa” foram feitas através de uma técnica chamada colagem, com papéis pintados, recortados e colados. Depois, você pode dizer aos alunos que eles também criarão suas próprias colagens usando as formas geométricas. Eles poderão se inspirar nas colagens do livro para fazer suas colagens ou fazer algo completamente novo. Para essa atividade você vai precisar de papel colorido, cola e tesoura.
Depois, que tal bater um papo gostoso sobre como abraçar as diferenças é abraçar o extraordinário, à medida que mostram quantas coisas incríveis eles criaram juntando as diferentes formas? Já pensou se só pudessem usar quadrados? Será que ia dar para criar tanta coisa legal?
9-Criação de Livretos
Como fechamento do projeto de leitura algumas escolas têm proposto que cada aluno crie seu próprio livro inspirados no livro “A minha festa”. Depois de lerem a história, as crianças criam personagens, uma nova história e a ilustram.
Ao lado você pode ver fotos de um projeto assim realizado por uma escola em Limeira-SP.
Algumas das atividades mencionadas acima podem ser transformadas em atividades para se enfatizar a importância da sustentabilidade. Depois de contar a história pode contar aos alunos que muitas ilustrações do livro foram feitas com caixas de papelão usadas que foram pintadas, recortadas e coladas e ganharam uma segunda vida! Você pode sugerir que os alunos “façam” o próprio papel para suas colagens pintando o verso de embalagens como caixas de cereal, aveia, chá ou até mesmo folhas de revista ou jornais.
10-Sustentabilidade